jueves, 8 de agosto de 2013

Adjetivo possessivo e pronome possesivo

Adjetivo possessivo e pronome  possesivo
1 Eles nao mostram sexo da coisa possuida* se não o do possuidor e só com ele e ela.
2 Adjetivo va ao ladinho no nome*, o pronome jamais. (*livro por exemplo)
3 exceito mine, os pronomes sao iguais + s.

eu.......................................................my.....................mine
tu, voce, vos......................................your..................yours
ele......................................................his.....................his
ela......................................................her.....................hers
nós.....................................................our....................ours
eles....................................................their...................theirs



Esse é meu livro, esse livro é meu. This is my book, this book is mine.
Esse é teu livro, esse livro é teu. This is your book, this book is yours.
Esse é o livro dele, esse livro é o dele. This is his book, this book is his. ( fica igual, nao tem como errar)
Esse é o livro dela, esse livro é o dela. This is her book, this book is hers.
Esse é o  nosso livro, esse livro é o nosso. This is our book, this book is ours.
Esse é o livro deles, esse livro é o deles . This is their book, this book is theirs.

Note for English speakers: Portuguese apply gender and number marks of the thing/s possessed to possessive adjectives/pronouns, which look identical by the way. Book livro is masculine, pizza is feminine... see what happens. They don't refer to the sex of the possessor.

Esse é meu livro, esse livro é meu. This is my book, this book is mine.
Essa é minha pizza, essa pizza é minha. Thisis my pizza, that pizza is mine. In plural :
Esses são meus livros, esses livros são meus. These are my books, these books are mine.
Essas são minhas pizzas, essas pizzas são minhas.

No hay comentarios:

Publicar un comentario