sábado, 4 de febrero de 2012

much,many, few, little, a lot


86 much                    many                     little                       few                         a lot (of)               plenty (of)
muito/a                      muitos/as              pouco/a                pouco/as               um monte       + que suficiente

much  e little saõ usados com incontávels, lógicamente não com plurais:
Em negativas pode usar many/ much sem problema. Porém, nas afirmativas do inglês correto você não usas esses sem adicionar  a good/a great + nome, o so/as/too.
I made a good many friends there.  Eu fiz um bom número de amigos lá.
He has had so many jobs that...Ele tem tido tantos empregos que
She read as much as she could. Ela leu tanto quanto podia.

Mas o mais frequente nas afirmativas é por, em lugar de many,  a lot/lots of (+ nome) ou por a lot ou lots (+ pronomes).  Em lugar de much, por a great/good deal of (+ nome) ou a great/good deal (pronomes):

I saw a lot/lots of seabirds. Eu vi um monte de aves marinhas.  
He spends a lot/lots of/a great deal of money on his house.
Ele gasta muito / uma grande quantidade de dinheiro em sua casa.


Comparar negativas com afirmativas:
He hasn't won many races. Ele nao venceu muitas corridas.
You've won a lot/lots of races. Você ganhou um monte corridas.
He didn't eat much fruit. Ele no comió muita fruta.
She ate a lot/lots of fruit/a great deal of fruit. Ela comeu um monte/ uma grande cantidade de fruta.

many y much com interrogativas. Se usar how não temos problema.
How much Quanto, Quanta How many Quantos Quántas
How many times? How much milk? ¿Cuántas veces? ¿Cuánta leche?
Porém, se não usar 'how' existem condições: usa many somente se anticipar uma resposta negativa,  em caso contrario usar a lot (of) etc:
Did you take a lot of photos? I expect you did.
Você tirou muitas fotos? Espero que sim.

'I have little money'. Tenho pouco dinheiro equivale em significado a I don’t have much money Não tenho muito dinero. O contrário : I have a lot of money Tenho um monte de dinheiro.

-I didn’t have much luck. Não teve muita sorte.  O contrário = She had a lot of luck.(was very lucky) ela teve muita sorte.

-many e few se usam com plurais (contávels)
Many friends muitos amigos                few cars poucos carros

-A lot (of)                  lots ( of)                plenty (of)
Todos esses podem -se usar com contávels e incontávels
A lot of luck um monte de sorte           lots of time muito tiempo
plenty of money  dinheiro mais que suficiente.

Little y few dão uma idea 'negativa',  enquanto a little y a few dão una idea máis optimista.
Hurry up .We have little time. Apresse-se. Temos pouco tempo .
He is not popular. He has few friends. Ele não é popular. Ele tem poucos amigos .
Let’s go out. I still have a little money left. Vamos sair. Eu ainda tenho um pouco de dinheiro.
I don’t feel lonely. I have a few friends here. Eu não me sinto solitário. Tenho alguns amigos aqui.

No hay comentarios:

Publicar un comentario