sábado, 4 de febrero de 2012

Uso dos pronomes pessoais e obliquos

 P. Pessoais                P. Oblíquos
I                                  me
You                             you
he                                him
she                              her
it                                 it
we                               us
they                            them

Pronome pessoal ou reto va na frente do verbo, fala de quem ou que realiza a acçao do verbo
I love eu amo
She drinks ela bebe.
Se colocamos queme u amo ou o que ela bebe usaremos um pronome oblíquo :
Pronome obliquo va detrás do verbo recevindo a acção dele.
I love her eu a amo ( eu amo ela)
She drinks it ela o bebe
Atenção. Os pronomens oblíquos tambem são usados :
-          Quando se fala em identides
-          Quando se questioa uma acçao ou quem vai fazer o que
Muitas vezes são apresentados por ‘it’ : Foi ele o assasino It was him the murderer.
It is me. (tocando à porta) It’s her (é ela)
Me washing the dishes? Eu lavar a louça?
Them girls could cook while us guys go get the drinks
Elas as meninas poderiam cozinhar enquanto nós homens vamos comprar as bebidas.
Exemplo Ela ama ele She loves him.  Ele ama ela he loves her.

Atençao : Você nao pode esquezer colocar um pronome oblíquo para dizer do que você gosta ( 1), o que você faz (2)
1 Você já provou o tofu? ~ Sim mas não gostei - Have you already tried tofu? ~ Yes ,but I didn’t like it (= dele)
Futebol? Eu adoro! ~ Soccer? I love it
2 Quero ver vc, liga ( a camera)~ I want to see you, turn it on.


No hay comentarios:

Publicar un comentario