sábado, 4 de febrero de 2012

Some, any e derivados

84 Some                   any                 e                      derivados

Some com contávels =uns, alguns
Some women are taller than men . Algumas mulheres são máis altas que os homens.
Some com incontávels = algo (de)
I need some money. Necessito algo de dinheiro.

Some apenas é usado em perguntas de oferecimento o de petiçãon, quando esperamos uma respuesta afirmativa.
Would you like some tea/ Something to drink? Você tem vontade algo de cha/de beber?

Any é usado para todas outras perguntas e negativas. Algumas negativas não têm not:
He left home without any money . Saiú de casa sem (nehum) dinheiro. He didn’t have any money.
She  refused to say anything. Ela recusou dizer nada. She didn’t say anything.

Has anyone seen Tom? Alguem tem ha visto ao Tom?
Have you got any money? Você tem dinheiro?

Si la pregunta anterior fuera de petición, se usa some:
Could you lend me some money? Você poderia me emprestar algo de dinheiro?

Any se usa con if: ( o sem condicional ) Nesse caso é traduzido  como algum/a/s.
If any letter arrives for me call me. Se chegar alguma carta para mim, me liga.
Buy some pears if you see any. Compra algumas peras se ver algumas.

As vezes incluso sem if any tem sentido de condicional :
Anyone who wants to leave do so now. Cualquer um com vontade de ir embora pode.


Exemplos de tradução.

What is wrong?~I have got something in my eye. O qué se passa?~ Tenho algo no meu olho.

You can catch any of these buses. P Você pegara cualquer um desses ônibus.

Come and see me any time you want. Vem ve ver cualquer momento que você quiser

The door is unlocked. Anyone could come in. La puerta está abierta. Cualquiera podría entrar.

“Sing a song. Any song, I don’t mind” . Me cantaa uma música . Cualquer música , não me importo qual.

Someone wants to see you. Alguem quer ter ver.

I don’t want to receive anyone. Não quero receber ninguém.

Has anyone asked for me? Alguem ha perguntado por mim?

Yes, somebody. No, nobody. Sim , alguem. Não, ninguém.

Somebody has spielt their coffee. Alguem ha jogado o seu café.

No hay comentarios:

Publicar un comentario